segunda-feira, 27 de agosto de 2012


EXERCÍCIOS EDUCATIVOS PARA LUTAS E ARTES MARCIAIS

Atividade 1 – Ladrão de fitas.

Materiais: 1 fita colorida para cada participante.

Objetivos: Esta é uma atividade que visa à conquista de objetivos, além de poder ser utilizada como exercício de desenvolvimento da atenção e percepção espacial, além de poder combinar-se a objetivos específicos de determinadas lutas, com as suas bases e posturas básicas de deslocamento.

Desenvolvimento: O jogo pode ser desenvolvido tanto em duplas, como em grupo. Cada participante terá consigo, preso a qualquer parte de seu corpo, uma fita colorida. Ao sinal do Professor, os jogadores terão de deslocar-se de acordo com a postura ou regra básica orientada pelo professor, tentando tirar do seu colega a fita que estará presa ao corpo. Este que for “atacado” poderá defender-se, desviando os movimentos do companheiro, ou esquivando-se dele.  Caso o professor, queira adicionar competição a atividade, poderá tanto colocar pontuação, como poderá retirar o participante que perder a sua fita, até que sobre apenas o “campeão”. Esta atividade pode ser adaptada a qualquer faixa etária, como atividade de iniciação, pois ainda não exige contato.

Atividade 2 – Atenção as cores

Materiais: Três bolinhas coloridas, ou qualquer material, que tenha cores diferentes.

Objetivos: Atividade que visa Atenção.

Desenvolvimento: A atividade será desenvolvida em duplas, onde um dos alunos desempenhará a atividade e o outro será responsável pela seqüência que o companheiro deverá executar. Este segundo, estará com três bolinhas (ou qualquer material), de cores diferenciadas em sua mão. Para cada cor, o professor irá estipular um golpe que o outro aluno executante deverá realizar, ou seja, quando o companheiro mostrar a bolinha vermelha, o outro deverá efetuar um chute e assim conseqüentemente com as outras cores. O nível de dificuldade e a velocidade da atividade dependerão do desenvolvimento do aluno que a estiver executando.
            Esta atividade poderá ser aplicada, para qualquer idade e para qualquer arte marcial ou luta.

Atividade 3 – Cabo de guerra humano.

Materiais: Nenhum material

Objetivos: Esta é uma atividade competitiva, que visa desequilibrar a equipe adversária e romper com a sua formação inicial.

Desenvolvimento: A turma será dividida em dois grupos. Estes grupos irão se reunir e planejar uma formação, onde todos deverão sempre estar conectados ombro a ombro. Após determinado tempo estipulado pelo professor para esta reunião dos grupos, a atividade será iniciada. O objetivo principal do grupo será de empurrar e desequilibrar o grupo adversário, fazendo com que percam a formação inicial, ou que saiam de determinada marcação, estipulada no tatame ou na área de jogo, pelo professor.
            Esta é uma atividade cooperativa, que por trabalhar diretamente com contato, deve ser aplicada a grupos de adolescentes a adultos, ou com determinada cautela, a grupos de crianças.

Atividade 4 – Guerra de Dedões

Materiais: Nenhum material

Objetivos: Esta é uma atividade de retenção e imobilização, que visa o trabalho de iniciação as atividades de lutas, com crianças de 3 a 8 anos, podendo também ser utilizados como dinâmica de iniciação a demais grupos a quais o professor ache necessário. Como tem pouco contato, deve ser utilizada como uma atividade de início de planejamento. Nesta atividade, o professor poderá notar características dos alunos, tanto na parte de coordenação e força, quanto em concentração e comportamento com a competitividade.

Desenvolvimento: O grupo será dividido em duplas para o combate. Estas duplas ficarão com as duas mãos unidas, entrelaçando 4 dedos (indicador, anular, médio e mínimo), deixando de fora apenas o polegar. Ao sinal do professor, os alunos deverão guerrear entre seus polegares, ou seja, o objetivo será reter o polegar do companheiro por 10 segundos, caso o colega consiga desvencilhar o seu polegar, a batalha continuará.

Atividade 5 – Balãokendo.

Materiais: 2 Bexigas para cada participante, com bexigas reserva.

Objetivos: Atividade de iniciação ao combate, aonde o participante irá se utilizar de estratégias de ataque e defesa.

Desenvolvimento: A atividade será desenvolvida inicialmente com a turma sendo dividida em dois grupos, e após determinado tempo, serão formadas duplas. O desenvolvimento consiste em um combate, onde cada participante terá consigo duas bexigas cheias, uma para cada mão. Este combate será desenvolvido apenas com “bexigadas”, estas que poderão ser distribuídas por qualquer parte do corpo do adversário.  A única regra de exclusão será o fato de o participante derrubar o seu balão, ou de seu balão estourar. Caso isto aconteça, este deverá sair e poderá voltar à atividade utilizando apenas uma das mãos, ficando a outra presa as suas costas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário