EXERCÍCIOS
EDUCATIVOS PARA LUTAS E ARTES MARCIAIS
Atividade
1
– Ladrão de fitas.
Materiais: 1
fita colorida para cada participante.
Objetivos:
Esta é uma atividade que visa à conquista de objetivos, além de poder ser
utilizada como exercício de desenvolvimento da atenção e percepção espacial,
além de poder combinar-se a objetivos específicos de determinadas lutas, com as
suas bases e posturas básicas de deslocamento.
Desenvolvimento: O
jogo pode ser desenvolvido tanto em duplas, como em grupo. Cada participante
terá consigo, preso a qualquer parte de seu corpo, uma fita colorida. Ao sinal
do Professor, os jogadores terão de deslocar-se de acordo com a postura ou
regra básica orientada pelo professor, tentando tirar do seu colega a fita que
estará presa ao corpo. Este que for “atacado” poderá defender-se, desviando os
movimentos do companheiro, ou esquivando-se dele. Caso o professor, queira adicionar competição
a atividade, poderá tanto colocar pontuação, como poderá retirar o participante
que perder a sua fita, até que sobre apenas o “campeão”. Esta atividade pode
ser adaptada a qualquer faixa etária, como atividade de iniciação, pois ainda
não exige contato.
Atividade
2 – Atenção
as cores
Materiais:
Três bolinhas coloridas, ou qualquer material, que tenha cores diferentes.
Objetivos:
Atividade
que visa Atenção.
Desenvolvimento: A
atividade será desenvolvida em duplas, onde um dos alunos desempenhará a
atividade e o outro será responsável pela seqüência que o companheiro deverá
executar. Este segundo, estará com três bolinhas (ou qualquer material), de
cores diferenciadas em sua mão. Para cada cor, o professor irá estipular um
golpe que o outro aluno executante deverá realizar, ou seja, quando o
companheiro mostrar a bolinha vermelha, o outro deverá efetuar um chute e assim
conseqüentemente com as outras cores. O nível de dificuldade e a velocidade da
atividade dependerão do desenvolvimento do aluno que a estiver executando.
Esta
atividade poderá ser aplicada, para qualquer idade e para qualquer arte marcial
ou luta.
Atividade
3 – Cabo de guerra humano.
Materiais:
Nenhum
material
Objetivos:
Esta
é uma atividade competitiva, que visa desequilibrar a equipe adversária e
romper com a sua formação inicial.
Desenvolvimento:
A
turma será dividida em dois grupos. Estes grupos irão se reunir e planejar uma formação,
onde todos deverão sempre estar conectados ombro a ombro. Após determinado
tempo estipulado pelo professor para esta reunião dos grupos, a atividade será
iniciada. O objetivo principal do grupo será de empurrar e desequilibrar o
grupo adversário, fazendo com que percam a formação inicial, ou que saiam de
determinada marcação, estipulada no tatame ou na área de jogo, pelo professor.
Esta
é uma atividade cooperativa, que por trabalhar diretamente com contato, deve
ser aplicada a grupos de adolescentes a adultos, ou com determinada cautela, a
grupos de crianças.
Atividade
4 – Guerra
de Dedões
Materiais:
Nenhum
material
Objetivos:
Esta é uma atividade de retenção e imobilização, que visa o trabalho de
iniciação as atividades de lutas, com crianças de 3 a 8 anos, podendo também
ser utilizados como dinâmica de iniciação a demais grupos a quais o professor
ache necessário. Como tem pouco contato, deve ser utilizada como uma atividade
de início de planejamento. Nesta atividade, o professor poderá notar
características dos alunos, tanto na parte de coordenação e força, quanto em
concentração e comportamento com a competitividade.
Desenvolvimento:
O
grupo será dividido em duplas para o combate. Estas duplas ficarão com as duas
mãos unidas, entrelaçando 4 dedos (indicador, anular, médio e mínimo), deixando
de fora apenas o polegar. Ao sinal do professor, os alunos deverão guerrear
entre seus polegares, ou seja, o objetivo será reter o polegar do companheiro
por 10 segundos, caso o colega consiga desvencilhar o seu polegar, a batalha
continuará.
Atividade
5 – Balãokendo.
Materiais: 2
Bexigas para cada participante, com bexigas reserva.
Objetivos:
Atividade
de iniciação ao combate, aonde o participante irá se utilizar de estratégias de
ataque e defesa.
Desenvolvimento: A
atividade será desenvolvida inicialmente com a turma sendo dividida em dois
grupos, e após determinado tempo, serão formadas duplas. O desenvolvimento
consiste em um combate, onde cada participante terá consigo duas bexigas
cheias, uma para cada mão. Este combate será desenvolvido apenas com
“bexigadas”, estas que poderão ser distribuídas por qualquer parte do corpo do
adversário. A única regra de exclusão
será o fato de o participante derrubar o seu balão, ou de seu balão estourar. Caso
isto aconteça, este deverá sair e poderá voltar à atividade utilizando apenas
uma das mãos, ficando a outra presa as suas costas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário