sábado, 29 de setembro de 2012


 Aula de Lutas 25/09/2012

Saudação

 Depois da aula teórica fomos a sala de lutas e antes de iniciar as atividades, fizemos uma saudação tradicional ao mestre que desenvolveu o Judô  (Jigoro – Kano).
E após, uma saudação ao professor, pedindo com licença como ato de respeito.

 Aquecimento

O aquecimento foi correndo em círculos com variações de direção e de formas de passada como canguru e patinho.
Após a aquecimento realizamos um alongamento enfatizando os músculos dos membros superiores, já que estes seriam mais utilizados na aula
Com o fim do alongamento começamos a rever as técnicas do judo: quedas, projeções, estrangulamentos.
Shirokemi  - Queda de costas em pé ou sentado, Iocokemi  - queda lateral, direita ou esquerda.

Queda de antebraço.

Projeções
  Mãos e pés.
 Pés – Vassourinha – gola manga
 1 e 2 de um lado e depois projeções de perna.  
Deashibarei  - Vassourinha
 Ossotogari  - Rodão
  Oushigari – Um rodão por dentro
 

 Quadril
- Ogochi-  chazão 

 Projeções
Mãos: Ipon  - Ceoineage – Mão na gola e depois se executa a bananinha
Koshiguruma -  Abração
Sovacão – Entrada de cotovelo
As projeções podem ser verticais ou Horizontais. Mas as projeções horizontais são proibidas em competições atuais.
Horizontal – frontal Tomage
Lateral – Kamibassanio ou tesoura

  Imobilização do abração

  Honkezagatame
  Tate Shirogatame (Carrinho, garagem).
  Yokushirogatame
  Imobilização Lateral
  Não é recomendado fazer em escolas chaves ou estragulamentos
  Hadakakime – Ante braço
  Tatejime – mata leão
 
 Para finalizar todos os alunos sentados em um circulo com os pés unidos na perna da professora que estava em pé no meio deste. O objetivo da brincadeira era não derrubar a professora, que caia nos braços dos alunos.
 A aula acabou com a saudação como forma de respeito e satisfação a  aula.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Oficina de Lutas

Sábado dia 22/09 aconteceu na Faculdade Dom Bosco um grande evento de lutas, que proporcionou aos acadêmicos do 4° e 7° de Educação Física o conhecimento e a vivência em diferentes modalidades, tais como: Esgrima, Karatê, Capoeira e MMA.


Esgrima

A aula iniciou-se com uma breve introdução a esgrima que tem como objetivo tocar o adversário sem ser tocado. A esgrima possui três diferentes tipos de armas: espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino. Cada arma da esgrima possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, porém, seja qual o tipo o tipo de arma utilizada a esgrima possui uma essência que torna este esporte uma verdadeira arte.
Na parte prática vivenciamos de forma lúdica alguns fundamentos da esgrima. No final, dois acadêmicos foram convidados a experiementar uma luta com características reais  utilizando roupas, armas e outros equipamentos específicos da modalidade.

Capoeira 

A oficina de capoeira além de proporcionar um incentivo a cultura brasileira, possibilitou a vivência de inúmeras atividades motoras, já que esta é uma mistura de luta e dança. Esta arte chegou ao Brasil junto com os descendentes africanos que a utilizavam como forma de manifestação, atualmente a capoeira é uma expressão cultural do Brasil. Ela é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.


Palestra

 Com as acadêmicas da PUC tivemos uma palestra sobre Psicologia do Esporte voltado a Lutas.Foi   explicado os diferentes tipos de motivação e os estudos realizados nessa área.


Karatê

A oficina de Karatê foi parte teórica e parte prática. Na teoria foi apresentado a modalidade junto com algumas regras, busca por torna-lo modalidade olímpica e métodos de treinamento, por meio de   vídeos. Na prática foi possível experimentar alguns golpes da modalidade.


MMA

Uma oficina esperada por muitos, por ser o MMA uma modalidade de prestigio mundial e com importantes destaques nacionais. A aula teve uma progressão pedagógica, onde iniciou com golpes de boxe, quedas e finalizou juntando a progressão para se ter uma luta.


Enfim, o aulão acabou deixando experiência e vontade de quero mais!!! 

terça-feira, 18 de setembro de 2012



Special Judô Fitness Test

Steckoichs 1995

Passos para a obtenção dos dados do treinamento intervalado
1º Verificar a Frequência Cardíaca em Repouso do aluno, com o uso do frequencímetro;
2º Frequência Cardíaca Máxima (208-0,7*idade);
3º Fazer o calculo da frequência cardíaca em treino;

Fórmula:
(% Z.ALVO x (F.C. MÁX – F.C. REP.) + F.C.REP.
────────────────────────────────
100

Obtem-se os valores, monitora-se o atleta durante o treino, verificando se a frequência atingida estará de acordo com frequência calculada.

Golpes utilizados no treinamento:
15 seg: Koshigoruma
30 seg: Shintai
15 seg: O-soto-gari
Repete-se a sequência até completar as séries.


Special Judô Fitness Test
O teste é realizado com 3 atletas, no caso durante a aula 3 alunos voluntários participaram do teste, o executante fica posicionado e os outros dois atletas estarão a uma certa distancia, os mesmos serão arremessados com o golpe ippon-seoi-naguê.
Este teste é dividido em 3 períodos de 15 segundos, 30 segundos e 30 segundos com intervalos de 10 segundos entre os mesmos.
O aluno executante deve tentar realizar o maior número de golpes possíveis até chegar a fadiga., um minuto após o termino do teste foi medida a frequência cardíaca do atleta.
O total são somados da seguinte forma:

Calcula-se o índice após o teste, utilizando a seguinte equação:

FC final (bpm) + FC1min




domingo, 9 de setembro de 2012


Aprendizado do Judô 04/09/2012

        A primeira parte da aula foi teórica, onde foi ensinado os elementos técnicos do Judô, tais como: quedas, projeções, estrangulamentos, imobilização, chaves, contagem e regras.
        A segunda parte foi prática. Iniciou-se com um alongamento ministrada pelo acadêmico Marcos, já o aquecimento foi em dupla, onde os alunos realizavam as orientações da professora sem soltar da dupla.
     Os elementos técnicos ensinados foram: sacrifício frontal (balancinho) e lateral, estrangulamentos, imobilização ( agarrão) e saída ( braço e ombro).










Aprendizado do Judô 28/08/2012
A aula iniciou-se com um alongamento ministrada pelo acadêmico Tiago, os principais grupos musculares foram alongados.
O aquecimento foi uma corrida orientada, onde os alunos corriam livremente pela sala e seguiam as orientações da professora como: deitar em diferentes posições, agachar, correr de lado dentre outras.
Após o aquecimento iniciamos as atividades focando as técnicas do judo.
Ukemis- quedas
Yoko wem- Queda lateral: aprendizado por meio da brincadeira adoleta, onde todos  os alunos estavam deitados no chão e cantava-se a música adoleta enquanto os movimentos eram de rolamento para o lado direito e esquerdo com o objetivo de encostar a mão na barriga do colega. Também foi utilizado uma progressão: Deitado: Decúbito dorsal , pernas flexionadas com os pés apoiados no tatame. O aluno deveria rolar para o lado direito, batendo com o braço no tatame, com a palma da mão voltada para baixo e posicionada no mínimo a um palmo de distancia da perna ao rola para o outro lado, bate-se com o braço esquerdo. Sentado: As pernas estendidas a frente, da mesma maneira que o braço direito, indicando ao iniciante para que lado que vai cair e o braço em que vai bater. A mão esquerda na altura  do peito. Com um desequilíbrio lateral para a direita, vai-se ao chão, caindo na mesma posição do do exercício anterior. Para o lado esquerdo, fez-se o movimento oposto. Cócoras: Pernas flexionadas em afastamento lateral, braço direito estendidos a frente, na altura dos ombros. A perna direita passa a frente da esquerda, rente ao tatame. Com o desequilíbrio lateral,  cai ao chão. Em Pé: Pernas em afastamento lateral, braço direito estendido a frente, na altura dos ombros. A perna direita passa a frente da esquerda, que se flexiona. com o desequilíbrio, vai-se ao chão, da mesma maneira que nas atividades anteriores.
Ushiro Ukemi: Queda de costa: para o aprendizado desta técnica  foi utilizada a seguinte progressão: Deitado: Decúbito lateral, pernas flexionadas, solas dos pés apoiadas no tatame, braços estendidos com as mãos em pronação  apoiados no solo, o aluno eleva-va os braços e batia no tatame ao mesmo tempo, do jeito e no mesmo lugar onde na posição inicial. Sentado: Pernas juntas e estendidas, braços estendidos à frente, na altura dos ombros. Deitado elevando as pernas semi - flexionadas, batendo com as mãos conforme o exercício anterior, voltando à posição inicial, sem tocar a cabeça no tatame.Cócoras: Braços estendidos a frente, na altura dos ombros, pernas flexionadas em afastamento lateral. O aluno devia rolar para trás, executando o movimento igual aos exercícios anteriores.
 Projeções
Braço- Ipon SeoiNage( bananinha)
Quadril- De Ashi Barai( vassourinha)
Pernas- Ossotogari: Jogar o adversário desequilibrando-o, com o encaixe da perna.