JOGOS DE
OPOSIÇÃO.
OS JOGOS
DE OPOSIÇÃO SÃO CLASSIFICADOS EM :
Jogos de Rapidez e Atenção: são
jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e
evitam o contato próximo com o adversário.
Atividade: Pega o
rabo: cada
aluno recebe um pedaço de papel que pode ser de jornal, crepom ou outro e
prende atras da calça. O objetivo da brincadeira é pegar o rabo do amigo e
proteger o seu.
Jogos de
Conquista de Objeto: esses jogos aproximam os adversários, mas as
principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem
conquistados. Os papéis de atacante e de defensor são separados.
Atividade: coleta de
prendedores- divididos em duplas cada aluno coloca três
prendedores na sua roupa. O objetivo é pegar os prendedores do seus amigo e
proteger o seu. Ganha quem ficar com mais prendedores após um minuto de jogo.
Jogos de
Conquista de Território: as situações desse grupo implicam aproveitamento
e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. É preciso
puxar, carregar, empregar, fazer virar e, é claro, esquivar-se, desviar-se,
resistir. O contato é inevitável.
Atividade: Cabo de
guerra- a turma é
dividida em duas equipes, cada equipe fica de um lado da corda que está
dividida ao meio. Ao sinal do professor ambos os lados fazem força e vence a
equipe que puxar a corda pro seu lado ficando com mais da metade da corda.
Jogos
para Desequilibrar- o objetivo é agir em direção ao adversário, sem
medição de objeto ou território. Os papéis de ataque e de defesa são alternativos
ou simutâneos.
Atividade: Luta do saci- os alunos dividem-se em
duplas, em pé, de mãos dadas, somente com um pé no chão. Tentam desequilibrar o
colega fazendo o mesmo tocar com o pé que não está apoiado no chão. Vence quem
conseguir mais vezes com que o colega toque o chão.
Jogos
para Reter/Imobilizar- necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o
corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. Os
papéis podem ser separados ou combinados.
Atividade: Passando
pro outro lado- a turma é dividida em duas equipes uma fica dentro de um
quadrado e a outra fora, ao sinal do professor todos os alunos que estão fora
devem entrar no quadrado, sendo que os que estão dentro tentam impedir. Depois
as equipes são trocadas.
Jogos de Combate- as
condutas de ataque e resistência são concomitantes. Torna-se necessário encadear
e coordenar todas as ações necessárias ao combate.
Atividade: Derruba ou cai- a turma é dividida em
duplas. Ao sinal do professor os lutam até que um sofra a queda. Devem
cumpridas regras como: não tocar no rosto, não chutar, arranhar, puxar cabelo.
Ataque
Agarrar: segurar as mãos, pernas, cintura, tronco e/ ou roupas.
Reter: com as mãos ou pelo meio do corpo.
Desiquilibrar: puxar, empurrar, carregar, levantar, fazer barreira, projetar e virar.
Imabilizar: virar, esmagar no chão, abaixar-se, desviar as mãos, afastar-se,
virar.
Tocar: apalpar, por a mão, atingir com ou sem instrumento.
Defesa
Esquivar: rolar, saltar, desviar, afastar-se, virar, abaixar.
Resistir: opor-se, empurrar, desviar e atacar.
Livrar: agarrar, empurrar, girar em torno de si próprio, virar.
Bloquear: atrapalhar, dificultar e impedir com paartes do corpo ou instrumentos.
DEFINIÇÃO
DE JOGOS DE OPOSIÇÃO:
Para ser
considerado um Jogo de Oposição a atividade deve apresentar as ações motoras de
Ataque e Defesa envolvendo técnicas de
lutas com características lúdicas ou jogos de estratégias onde dois ou mais
oponentes se colocam em atitudes de oposição, com igualdade física
para o combate, sobrepondo o espírito de combatividade e esportividade.
Oliver
(2000), fala que os jogos de oposição
podem ser aplicados nas escolas de forma que o aluno expresse seu ímpeto, mas
através de condições seguras que permitam a liberdade da agressividade com
reconhecimento e respeito ao outro.
O jogo de
oposição precisa de uma ação motora de ataque e defesa, ela transforma a
briga em jogo com regras, onde as crianças podem expressar seu ímpeto em
condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou
destruidora, mas para relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no
combate assistido por um professor árbitro, que garanta ao respeito, às regras
e aos limites impostos. No Ensino Fundamental, propõe-se às crianças
situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais
das disciplinas de combate, a aplicação do modo mais diversificado possível,
considerando as possibilidades motoras do momento e reutilizando-as em
condições diferentes.
OLIVIER,
Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a
indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Li este livro mencionado muito interessante a abordagem.
ResponderExcluirgostei e usei pra fazer um trabalho
ResponderExcluirParabéns pelo Blog. Sou criador desta metodologia Jogos de Oposiçao.
ResponderExcluirFico muito feliz quando vejo ela divulgada.
Abraço.
Sérgio Luiz Carlos Dos Santos